Quem Somos

Everton de Lima Oliveira
Diretor LGBT Brasil

Site LGBT Brasil Nossa história começa em 20 de agosto de 2010, quando criamos a comunidade LGBT Brasil no Orkut. A ideia era criarmos uma comunidade democrática e plural, onde os membros pudessem debater todos os assuntos referentes ao universo LGBT. Além disso, a comunidade tornou-se um ponto de encontro para novas amizades e relacionamentos e um painel para difusão de arte, cultura, notícias e promoção dos direitos humanos. A comunidade foi logo um sucesso, tornando-se uma das mais ativas e combativas comunidades LGBT do Orkut.

Criamos uma galeria de arte LGBT, um espaço para postagem de vídeos, filmes, música e tudo o que interessasse e encantasse nosso público LGBT e heterossexuais simpatizantes, que sempre foram grandes colaboradores nossos. Os moderadores e colaboradores da comunidade iniciaram um grande trabalho pela luta contra a homotransfobia e pelo reconhecimento do casamento civil igualitário no Brasil.

Uma de nossas maiores iniciativas nesse sentido foi a criação da "Cartilha LGBT para as Eleições 2012/2014", uma cartilha on-line que ajudou milhares de eleitores LGBTs a balizarem seus votos nas eleições municipais de 2012. Foi então que as pessoas começaram a abandonar o Orkut, e nós migramos para o Facebook junto com elas, e lá nós explodimos de vez. O que era uma comunidade de pouco mais de 2.000 membros, tornou-se um dos maiores grupos de militância LGBT do Facebook com mais de 30.000 membros, reunindo ativistas LGBTs famosos e anônimos, dos grandes centros e das pequenas cidades, trocando informações, notícias e debatendo o que de mais atual acontece em termos de direitos humanos LGBT no Brasil e no mundo.

Entretanto , as limitações inerentes a uma rede social nos atrapalhava a alçar voos mais altos, até porque há pessoas que querem participar desse processo de emancipação da comunidade LGBT sem estar vinculado ao Facebook ou ao Orkut. Além disso, precisaríamos de um novo meio para divulgarmos a 2ª edição da Cartilha para as eleições de 2014. Assim nasce o site "LGBT Brasil", que juntamente com o grupo do Facebook e as comunidades do Orkut e do Google Plus, será mais um espaço para discutirmos estratégias para que o Brasil se torne um país que respeita a diversidade de seu povo garantindo igualdade de direitos, como saúde, moradia, segurança, educação e família, combatendo todas as formas de discriminação em função das identidades de gênero e orientações sexuais, assim como as demais.